CONVITE! Oportunidade Imperdível! Alfabetização cultural: A Cultura que Transforma

Evento com o Arteducador de renome internacional Dan Baron e Manoela Souza.


Dias:
1. Curso prático/vivencial nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 19h às 22hs, totalizando nove horas, no auditório da UNIVILLE, sobre Alfabetização Cultural para profissionais ou estudantes da área de arte, cultura, teatro, educação e demais profissionais, bem como a comunidade em geral;
2. Compartilhar a pedagogia de transformance baseada na Alfabetização Cultural com grupos de artistas, movimentos sociais, pastorais sociais e organizações não governamentais, por meio de encontro de formação e vivência em cultura nos dias 15 novembro das 09h às 12h; das 14h às 18h e 16 de novembro, das 09h às 13h, na Escola Estadual Osvaldo Aranha, totalizando 12 horas.

PARA AMBOS OS CURSOS SERÁ FORNECIDO UM CERTIFICADO PELA ABRA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTEDUCADORES)

Contato e informações:
Inscrições:
poderá ser feita pelo e-mail alfabcultural@gmail.com. Valor da inscrição é R$15,00 para cada um dos cursos.

 

Centro Dom Hélder de Acolhida e Capacitação da Juventude

Daniel Tomazoni - (47) 88181900

 

* Dan Baron Cohen nasceu em Londres, Inglaterra. É um artista e arteducador, formado em Literatura Inglesa e Pós-graduado em Teatro Político. Concluiu mestrado em Teatro Racional de Edward Bond e Pesquisa doutoral em estética, teatro e educação popular na Oxford, Inglaterra. Como arteeducador, Dan Baron foi convidado a participar da construção de uma cultura de paz na Irlanda do Norte e na reconstrução da África do Sul (pós-apartheid), bem como diversos projetos no Brasil, África, Ásia, Europa e América Latina.
Reside no Brasil desde 1998, quando chegou como professor-visitante na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, afim de entender as ligações entre Europa e América Latina através de uma colaboração de teatro-educação, sendo premiado em 2011 pela UNICEF-ITAU para o projeto de Interações Estéticas - Rios de Encontro; Interações Estéticas ( nacional ) – programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC).
É autor de três peças teatrais escritas na Irlanda do Norte, publicadas no seu livro Teatro de Auto-determinação (2001). Autor do livro: Alfabetização Cultural: A luta íntima por uma nova humanidade (2004) e do livro (com o coletivo Vozes do Campo ): Colheitas em Tempos de Seca: cultivando pedagogias de vida por comunidades sustentáveis (Transformance, Marabá, 2011).
Presidente do IDEA – Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (2004-2010), Co-fundador da Aliança Mundial pelas Artes Educação (2006-2010), Membro do Comitê Internacional da Conferência Mundial sobre Artes Educação da UNESCO (2006 à 2010). Atualmente, (2008 – 2012) é Coordenador do projeto: Rios de Encontro em colaboração com o Galpão das Artes Marabá e a comunidade Cabelo Seco, Membro do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial e integrante do GT de Cultura.


* Manoela Souza: Biografia - Arteducadora e gestora cultural, formou-se em Artes Cênicas na UDESC em Florianópolis, 2000. Desde 1998, vem colaborando com Dan Baron na construção e sistematização da pedagogia de Transformance, se especializando em dança narrativa e sensibilização dialógica, através de projetos artístico-pedagógicos e cursos de formação para arteducadores, artistas, professores e gestores. Em 2005, co-fundou a Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA), e desde 2007, vem aprofundando sua formação em gestão cultural como Coordenadora Internacional do Congresso Mundial de Arteducação pela Transformação, IDEA 2010, realizado em Belém do Pará em julho de 2010.

É coordenadora nacional do Instituto Transformance: Cultura & Educação, e produtora dos livros Alfabetização Cultural (2004) e Colheita em Tempos de Seca (2011) já citados acima.

 

Atenciosamente,

    Leila Vieira - 8453-3367

Artista Plástica e Arteducadora