Como agir na busca de uma oportunidade de carreira

Como agir na busca de uma oportunidade de carreira  27 de julho de 2009 às 00h09min
Por Mariana Geocze - Global Assessoria de Comunicação
Currículo bem elaborado, networking, preparação para entrevista e o bom marketing pessoal, são as principais ferramentas para alcançar uma oportunidade profissional. Independente de estar ou não ativo no mercado, o processo de busca requer dedicação e planejamento.

Existem diferentes formas de empregabilidade no mercado de trabalho atual. Diariamente surgem demandas em alta, como é o caso de prestadores de serviços, colaboradores e freelancers, o mercado já não é o mesmo e há a necessidade de adaptação. É importante ser flexível, aproveitar as oportunidades e estar aberto a aceitar novos desafios e, o principal, fazer um projeto de carreira.
Claudia Monari, consultora da Career Center, especializada em gestão estratégica de Recursos Humanos e Carreira apresenta dicas utilizadas no processo de transição de carreira e que podem ajudar a se destacar no mercado:


· Traçar perfil profissional e autoconhecimento: Identificar quais são as competências adquiridas na trajetória profissional e as que ainda têm que desenvolver. Refletir sobre o impacto que causou nas empresas que trabalhou;
· Currículo: é o momento de apresentar resultados alcançados e isso demonstra o quanto pode trazer da sua experiência para a empresa, além de proporcionar uma preferência do recrutador entre os concorrentes. Comente os cargos exercidos, as atividades realizadas e o período em que trabalhou nas empresas, é importante mostrar quais vantagens o profissional trouxe no período em que exerceu a função. “Existem dois tipos de currículo, o funcional (muito tempo na mesma função) e o cronológico (crescimento por período/empresa), porém em ambos é essencial colocar o impacto/resultados que causou na empresa e quais as competências adquiridas. Isso irá demonstrar que o profissional busca resultados e o quanto tem de segurança e consciência das suas potencialidades”, explica Claudia Monari.
· Divulgação do currículo: não adianta fazer um currículo perfeito se não souber divulgá-lo, faça uma lista de sites que considere importante realizar cadastro bem como empresas com áreas de interesse. Claudia Monari chama atenção para quem não é profissional no mercado, “infelizmente existem pessoas que agem de má fé e a informação do mercado pode ajudar a identificá-las”. Outra opção é saber fazer e utilizar o networking e o marketing pessoal.
· Networking: atualmente, manter uma rede de networking é questão de sobrevivência e aprendizagem, pois é uma forma de troca de conhecimentos. Segundo dados da Career Center 63% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking. Então essa é a hora de procurar por todos os cartões de visitas que recebeu até hoje. Separe pelo menos 60 nomes, avalie cada um deles e prepare-se para restabelecer contato. Em uma reunião com esses contatos, trocam-se idéias, conselhos, informações sobre setores de trabalho e competências.
· Redes e comunidades virtuais: O ano de 2009 intensificou a troca de informações por meio de redes sociais e comunidades virtuais devido ao interesse dos profissionais conhecerem as mudanças trazidas em função da crise econômica. Uma excelente oportunidade para gerar ideias e conhecer pessoas. “Vale lembrar que o networking pessoal ou virtual necessita ser exercitado ao longo da carreira, pois é uma forma de manter a empregabilidade alta”, afirma Claudia.
· Preparação para entrevista: O que sabe sobre nossa empresa? Perguntas como esta podem surpreender o profissional durante a entrevista, portanto descubra tudo o que puder a respeito da empresa. Informações básicas como atualidades sobre o mercado em que está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes darão suporte na hora da entrevista. Cuidar da apresentação pessoal, da empatia a ser criada e não chegar atrasado são fatores fundamentais a serem priorizados.
· Durante a entrevista: a entrevista de trabalho muitas vezes causa temor, mas ela deve ser encarada como um momento de apresentação das suas competências e habilidades, ou seja, uma oportunidade de exposição. Não existe fórmula para enfrentar uma entrevista, porém há um conjunto de fatores compatíveis com seus objetivos e o da empresa, que pode levar ao sucesso desta fase. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, como responder somente o que for perguntado e evitar respostas prontas e decoradas; apresentar o perfil pessoal e de carreira destacando os pontos fortes e fracos; e falar do motivo de desligamento da empresa, quando houver, de forma clara e objetiva. Acima de tudo gerar uma relação agradável com um entrevistador também pode garantir contatos futuros, além de privilegiar você entre os demais candidatos.
· Marketing Pessoal: 85% dos clientes em processo de transição de carreira, da Career Center, afirmam que o Marketing Pessoal é seu ponto fraco. Claudia explica que o Brasil não tem esta cultura, mas que esse conceito é necessário para criar empatia, ter seu trabalho reconhecido e valorizado e ampliar oportunidades de crescimento dentro e fora de uma empresa. Para um profissional, fazer Marketing Pessoal significa, em primeiro lugar, mostrar suas realizações e seus resultados, sempre ressaltando o “como” e tomando cuidado para não ser arrogante.
· Salário: A dica da Claudia é comentar sobre salário somente ao final da entrevista. É importante primeiramente saber sobre e cargo disponível, se necessário comente seu último salário e benefícios, quando questionado, e sempre esteja aberto para negociação. Outra dica é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.

Além dessas dicas, é importante manter a energia positiva que irá mostrar naturalmente o interesse e entusiasmo pelo que faz.